5 dicas para economizar na conta de água - Setpar Empreendimentos

5 dicas para economizar na conta de água

4 fevereiro 2019

Tempo de Leitura: 3minutos

Já passou da hora de colocarmos a mão na consciência e buscarmos formas de economizar água, que é um elemento vital e que em alguns anos estará escasso no mundo inteiro.

Economizar água é um ato de ganha-ganha para o seu bolso e para a saúde do nosso planeta. Isso vale também para a energia elétrica. Se você também está buscando formas de economizar energia, veja nosso artigo com “5 dicas para economizar energia e reduzir a conta de luz” .

Precisamos entender que as nossas ações de hoje é o que definirão a forma como o mundo estará dentro de alguns anos. Veja nossas 5 dicas para você começar a pôr em prática para economizar água e dinheiro ao mesmo tempo!

1 – Tome banhos mais curtos

De quanto tempo é o seu banho diariamente? Que tal você se comprometer a diminuir entre 2 e 5 minutos do seu tempo embaixo do chuveiro todos os dias?

Se você acha que isso é muito pouco, saiba que somente no Estado de São Paulo, se cada morador reduzisse 5 minutos o tempo de banho, o resultado mensal desse ato seria uma economia de 26,8 milhões de litros.

2 – Mantenha a torneira fechada

Você lava a louça ou escova os seus dentes com a torneira ligada o tempo inteiro? Então está aí mais uma dica pra você colocar em prática para economizar água.

Para a louça, ensaboe toda as peças antes de ligar a torneira para começar o enxague da louça. Na hora de escovar os dentes, feche a torneira durante o período da escovação e ligue somente na hora de enxaguar a boca.

São pequenos atos que podem economizar de 12 a 80 litros de água todos os dias dentro da sua casa.

Já que estamos falando em torneiras, sabe aquele vazamento que tem na sua torneira, mas você acha que é tão pouco que não vale a pena se preocupar? Saiba que por causa desses vazamentos, mais de 16 mil litros de água limpa e potável são desperdiçados durante um período de um ano.

3 – Cuidado com os vazamentos

O que você acha que pode fazer um buraco de 2 milímetros em um cano? Por mês, pelo menos 96 mil litros de água são desperdiçados pelos vazamentos em canos.

A água que vaza pelo seu encanamento pode encher a sua máquina de lavar roupas todos os dias.

Se você sabe que tem um cano com vazamento, aja em prol de resolver esse problema e economize a água que pode faltar amanhã.

4 – Use a descarga com consciência

Imagine quantas vezes em um período de 24 horas a descarga dos banheiros de todo o mundo são acionadas?

Se você pressionar a descarga por 6 segundos, você consumirá entre 6 e 10 litros de água. Por isso, evite pressionar a descarga sem a real necessidade e opte sempre por instalar as descargas que possuem duas opções de descarga, as que consomem mais e menos água.

5 – Não utilize a mangueira e use a vassoura para limpar a calçada

Ligue a sua mangueira por 15 minutos e você terá consumido 180 litros de água.

Lave o carro com um pano úmido e um balde e ligue a mangueira somente quando for necessário. Para regar as suas plantas, utilize um regador que consome menos água do que você ficar passeando com a mangueira aberta entre as plantas.

Para lavar a sua calçada, encontre formas de armazenar água da chuva e reutilize essa água e uma vassoura para fazer a limpeza da calçada. Se você realmente precisar usar a mangueira em alguns momentos, compre aqueles gatilhos de água para a ponta da mangueira, fazendo com que a pressão aumente e você utilize menos água.

Gostou de nossas dicas? Então fique ligado que estaremos postando outros benefícios para você aplicar no seu dia a dia.