São José dos Campos: Ter imóvel próprio ou alugado?
1 de outubro de 2024São José dos Campos: Ter imóvel próprio ou alugado? Descubra se é mais benéfico investir em um imóvel próprio ou permanecer vivendo de aluguel. Para…
Se você está aqui é porque você já se deu conta sobre a importância de guardar dinheiro para garantir um futuro com maior liberdade financeira e para ter mais possibilidades de escolhas em situações de emergências.
Para lhe ajudar nessa tarefa, separamos 5 dicas para te ajudar de uma vez por todas a guardar dinheiro. Não importa se você tem um orçamento mais justo e guarda uma pequena quantia mensal ou se você já tem uma quantia considerável acumulada. Veja nossas dicas que farão você guardar dinheiro e viver mais tranquilo (a) daqui para frente!
O pensamento do pobre é: “se sobrar dinheiro final do mês, eu invisto”. Já o pensamento do rico é: “eu já vou separar a quantia para investir assim que eu receber meu salário”.
Portanto, se você quer um dia viver apenas dos seus rendimentos, você precisa guardar dinheiro! Encare o dinheiro do investimento como um boleto, que você tem que “pagar” todos os meses e faz parte dos seus custos fixos.
Uma dica aqui é já ter a programação de uma transferência mensal para uma renda fixa ou para investimentos como o Tesouro Selic, por exemplo.
Se você não se considera disciplinado suficiente para guardar uma quantia fixa mensal, uma opção bastante inteligente pode ser o financiamento. É como se você tivesse guardando dinheiro pagando uma conta. Financiar um imóvel pode garantir a conquista de um patrimônio material que pode valorizar ao longo dos anos.
O cuidado para essa dica é que se você fizer um financiamento a longo prazo e não conseguir arcar com a dívida, você gerará mais dívidas ao invés de guardar dinheiro. O financiamento deve ser bem planejado e feito de forma segura perante o seu orçamento.
Outra forma de guardar dinheiro é definir um percentual para os seus ganhos mensais. Principalmente se você é empresário ou possui diferentes tipos de rendas nos meses, uma forma de guardar sempre uma quantia adequada é definir, por exemplo, que 10% de toda a renda do mês será destinada a investimentos.
Dinheiro disponível em conta corrente é um chamariz para gastos por impulso.
Se você adora bater uma meta, talvez essa seja a melhor estratégia para você guardar dinheiro. Veja quanto você está prestes a receber no ano e defina uma meta alcançável para você poupar naquele ano. Então, você definirá a sua estratégia conforme seus rendimentos mensais.
Essa é uma dívida consigo mesmo! Pior que ter uma decepção com outra pessoa é você mesmo se decepcionar, não é mesmo? Por isso, seja comprometido com a pessoa mais importante no mundo: você!
Você pagou todas as suas contas no final do mês, inclusive aquela conta do investimento e sobrou dinheiro na conta corrente? Não pense duas vezes e mande esse dinheiro para os seus investimentos. Faça uma nova aplicação e deixe o seu dinheiro lá trabalhando para gerar mais dinheiro para você!
Gostou destas dicas? Veja agora as 5 piores maneiras de guardar o seu dinheiro. E não deixe de conferir nossas demais publicações.