5 vantagens de morar em contato com a natureza - Setpar Empreendimentos

5 vantagens de morar em contato com a natureza

10 abril 2019

Tempo de Leitura: 3minutos

Fugir dos grandes centros urbanos e passar alguns dias em meio à natureza com a família é algo muito bom, não é mesmo? A calmaria e o ar puro nos faz relaxar e esquecer todos os problemas da vida urbana, como trânsito, poluição, barulho, entre muitos outros.

Mas já pensou se ao invés de passar apenas alguns dias de suas férias anuais, você morasse em um lugar rodeado por natureza? Parece bom, não é? Então confira 5 vantagens de morar em contato com a natureza e como isso pode ser extremamente benéfico para sua saúde e bem-estar.

Melhoria na saúde mental

Morar em contato com a natureza traz uma grande melhoria à sua saúde mental. Isso é afirmado por um estudo realizado pela ONG The Nature Conservancy (TNC) em parceria com a Universidade de Virginia e o Centro de Resiliência de Estocolmo. Este estudo analisou a relação entre o contato com a natureza e a qualidade da saúde mental, e o resultado dessa pesquisa mostra um número surpreendente e assustador: 46% das pessoas que vivem em grandes cidades sofrem com problemas relacionados a saúde mental.

Ao olharmos o cenário das grandes cidades, podemos perceber a agitação das pessoas, a rapidez como as coisas acontecem e a pressão em diversas relações sociais. Tudo isso é um grande fomentador de problemas como estresse, ansiedade, depressão, entre outras doenças mentais. Diferente desse cenário, morar em locais onde haja contato com a natureza nos dá a sensação de tranquilidade, sossego e paz. Ou seja, uma vida sem estresse e com muito mais positividade!

Ar puro e qualidade de vida

Quem mora em contato com a natureza consegue ter o prazer de todos os dias respirar ar puro. Isto se deve ao trabalho de fotossíntese das árvores, que renova o ar e oferece essa sensação maravilhosa. E isso reflete em nossa qualidade de vida, pois evita problemas respiratórios, que geralmente acometem quem mora em grandes centros urbanos. O ar fresco garante um ambiente limpo e agradável, beneficiando a nossa saúde.

Incentiva a prática esportiva

O contato com a natureza incentiva as pessoas a praticar esportes. Em muitas cidades, os locais são bem limitados para a prática de atividades físicas. O contato com a natureza serve de estímulo para se exercitar. Como opção, você pode fazer caminhadas, correr, andar de bicicleta, entre outros esportes. E, claro, enquanto você se exercita, pode contemplar belas paisagens ao seu redor.

Temperaturas agradáveis

O fenômeno das ilhas de calor nas grandes cidades costuma deixar o clima quente e muito abafado em alguns períodos do ano. Em contraste com essa situação, o clima em meio à natureza costuma ser mais agradável. As matas e as árvores nos dão uma sensação refrescante e podemos sentir a brisa do vento em nossos rostos. Um belo cenário para deitar numa rede e relaxar!

Crianças e animais agradecem

Morar em contato com a natureza é uma ótima opção para o desenvolvimento das crianças. Muitas delas acabam alienadas ao celular e à TV e deixam de brincar como deveriam. Já em contato com a natureza, os pequenos terão espaço para brincar, se divertir e desenvolver sua coordenação motora com atividades lúdicas.

O mesmo vale para animais que são criados totalmente dentro de casa. Num ambiente assim, cercado por natureza, você pode unir o útil ao agradável: levar o cão para passear e fazer sua caminhada diária, por exemplo.

E aí, gostou das dicas? Então compartilhe em suas redes sociais e mostre para seus amigos as vantagens de morar em contato com a natureza.

Aproveite e confira alguns dos nossos empreendimentos que possuem esse conceito de morar perto da natureza. Clique aqui e veja!