Como acompanhar sua obra - Setpar Empreendimentos

Como acompanhar sua obra

14 março 2019

Tempo de Leitura: 3minutos

A construção de uma obra envolve vários fatores, dentre eles a compra de terreno, a decisão dos materiais utilizados, o quanto deverá ser gasto, os profissionais contratados e os prazos a serem cumpridos. Por isso, as construtoras passaram a adotar práticas de gestão de obras.

O objetivo desse planejamento é garantir um padrão de qualidade, evitar custos desnecessários e fazer com que os serviços sejam executados conforme as condições e especificações estabelecidas.

Devido ao grande volume de atividades que envolve a construção de uma obra, é preciso que estas sejam administradas por empresas e profissionais qualificados. Caso isso não ocorra, a obra é negligenciada e sofre prejuízos tais quais gastos excessivos e atrasos na entrega.

Para alcançar os resultados esperados, é preciso compreender como se estabelece a gestão ideal, sendo ela composta de aspectos preventivos como:

1 – Cronograma realista

O cronograma deve obedecer a ordem lógica de todas as etapas, levando em conta que no decorrer do processo imprevistos acontecem.

2 – Planejamento financeiro

Todos os custos da obra precisam estar no orçamento. Eles podem ser custos diretos, como insumos e mão de obra, e indiretos, como administração geral. A intenção é racionalizar os custos e fazer com que o empreendimento gaste o previsto e não estoure o orçamento.

3 – Programação de compra

A confirmação antecipada de materiais e verificação com os fornecedores garante que a obra não sofra com interrupções.

4 – Monitoramento

Após a criação do projeto, estabelecimento de gastos e cronograma, é da responsabilidade dos engenheiros monitorarem a execução das tarefas. Algo que pode ser feito, é a avaliação da produtividade e da qualidade do trabalho.

A importância da tecnologia na gestão de obras

O planejamento de uma obra envolve um alto volume de informações, por isso soluções tecnológicas começaram a fazer parte do trabalho das construtoras, uma vez que permitem a consulta de documentos, arquivos e centralização de dados.

O uso de softwares e aplicativos deu mais agilidade e organização à construção civil, prevenindo futuras falhas e garantindo a eficiência. Pela complexidade no planejamento, a utilização da tecnologia se faz essencial. Confira alguns exemplos de softwares e aplicativos:

  • EVOP

Este software apresenta 12 funções e entre elas estão a realização de cronograma, contratos, licitações e orçamentos. Além disso, ele calcula a duração de cada tarefa, fazendo com que seu cronograma seja mais próximo da realidade. Umas das suas vantagens é que ele não necessita de internet para funcionar. Contudo, é um software pago.

  • Project

Criado pela Microsoft, este software tem como diferencial a possibilidade de uso em vários projetos, não apenas na construção civil, mas também logística e administração. Possui uma interface semelhante à do Excel, sendo que é compatível apenas com Windows. Através do Project, o usuário consegue controlar o orçamento, o progresso e analisar a carga de trabalho.

  • Vejaobra

Seu foco está no cronograma e nos gastos. Este software em nuvem ajuda no estabelecimento da ordem das atividades, dos prazos e de profissionais responsáveis.

  • Naviswork

Ele permite planejar projetos por meio de simulações. Algumas de suas funções são detecção e gerenciamento de conflitos, ferramentas de medição e criação de modelos 3D. A simulação feita permite um acompanhamento desde início até o fim do projeto.

  • Construct App

Este aplicativo ajuda na comunicação entre as equipes, por meio de compartilhamento de notas, mensagens e tarefas. O aplicativo também possui uma versão para PC, permitindo criar relatórios, fazer registros fotográficos e atualização de cronograma. Todas as informações ficam armazenadas na nuvem.

  • Sienge

De origem brasileira, este aplicativo integra a gestão de obras, do escritório e a do canteiro de obras, o que garante a entrega do projeto dentro do prazo estabelecido. Assim, ele auxilia na economia de tempo e de dinheiro.

  • Safesite

O foco deste aplicativo é o controle de segurança do canteiro. A partir dele, se pode levantar as possíveis falhas e registrá-las por foto. O Safesite também permite a criação de checklists de inspeção mais precisas.

O papel de um profissional qualificado

As figuras do arquiteto ou engenheiro dentro da construção são imprescindíveis para a resolução de problemas nos canteiros de obras, além de desenvolver soluções eficazes. Trata-se de uma série de responsabilidades, que vão desde a concepção até a entrega do projeto.

O profissional que gerencia uma obra precisa estar à frente do planejamento e de sua execução. Seu papel é orientar sua equipe de trabalho e garantir que todos os recursos estejam disponíveis e alinhados com o orçamento previamente estabelecido. Outro ponto, é a segurança da obra e de seus colaboradores.

Para garantir um serviço de qualidade e alta produtividade um bom gestor deve:

  • Ter organização;
  • Saber lidar com as pessoas;
  • Ser experiente;
  • Ser capaz de suportar situações difíceis;
  • Saber aplicar as ferramentas necessárias.

Gostou das dicas? Então você está preparado para acompanhar as obras de um loteamento e ficar ligado nos benefícios de adquirir um terreno em um empreendimento em fase de lançamento.