Critérios a serem avaliados na hora de escolher um condomínio fechado - Setpar Empreendimentos

Critérios a serem avaliados na hora de escolher um condomínio fechado

19 dezembro 2018

Tempo de Leitura: 4minutos

A compra de um imóvel é uma decisão extremamente importante. Seja qual for a opção, é preciso avaliar muito bem, visto que será algo para toda uma vida. Nesse aspecto, os condomínios fechados vêm se tornando uma opção cada vez mais comum por conta de tudo que oferecem aos seus moradores, tornando-o um investimento extremamente vantajoso. Portanto, confira alguns dos critérios mais importantes na hora de escolher um condomínio fechado.

Como acertar na escolha do terreno no condomínio fechado?

O lote do condomínio fechado deve atender a dois quesitos principais: ter as condições para suportar as necessidades construtivas e atender as expectativas e gostos dos futuros moradores. Ambos esses quesitos podem ser contornados. Por exemplo, uma empresa de arquitetura hábil o suficiente pode ser capaz de driblar as dificuldades do terreno. E se a oportunidade for valiosa o suficiente, alguns confortos podem até ser deixados de lado. Essa decisão depende de cada um, e cabe aos compradores encontrar o equilíbrio entre elas.

Um exemplo claro disso é a localização. Condomínios próximos a um centro urbano têm a garantia de que o mesmo estará sempre bem localizado. Por outro lado, condomínios com um padrão um pouco mais alto não costumam estar bem no centro urbano. Por isso, têm muito mais espaço e uma infraestrutura interna com praticamente tudo que os moradores precisam.

Mas, de qualquer forma, é preciso tomar bastante cuidado. É claro que o aspecto financeiro é fundamental, comprar um lote em um condomínio fechado e construir a sua casa é bem mais barato do que adquirir uma já pronta, mas não vale a pena ir ao extremo e sacrificar qualidade para economizar mais. Isso pode custar caro em obras futuras e, especialmente, em qualidade de vida.

O que é preciso se atentar ao escolher um lote em um condomínio fechado?

Por conta disso, é preciso estar bem atento a algumas características do terreno no condomínio fechado para tomar a melhor decisão.

A primeira, e uma das mais importantes, é o valor do metro quadrado. Uma boa dica é comparar com lotes de tamanhos semelhantes situados em bairros abertos. Os benefícios do lote fechado devem complementar essa diferença de preço.

Normalmente, o preço do lote fechado tende a ser um pouco mais caro. A segurança, a comodidade e o uso de soluções que são aplicadas neste bairro geralmente explicam esse preço e ilustram porque ele vale a pena. Por isso, é preciso avaliar muito bem toda a infraestrutura do local, especialmente se existem serviços de comunicação eficientes na área.

Além do preço, é importante conferir se a documentação do terreno está em dia. No cartório de registro de imóveis da região, você pode analisar a certidão negativa de ônus e quaisquer alienações. Também é fundamental verificar se o terreno está em uma área permitida, com a localização idêntica à que consta na planta.

É vital destacar, que na compra de qualquer imóvel ou terreno devem ser feitas o máximo de visitas possíveis. O condomínio fechado não dispensa essas inspeções, pelo contrário, é fundamental fazer visitas à noite, para avaliar como é a iluminação nas vias próximas. Também é importante mesclar visitas em dias alternados, como nos fins de semana, para evitar quaisquer surpresas

Por fim, o outro aspecto com o qual você está lidando é a empresa que está promovendo o condomínio. Pesquise por referências de lotes anteriores, e verifique no Procon se existe um histórico de reclamações e como a empresa lide com eles. No CRECI, Conselho Regional de Corretores, você consegue informações sobre a reputação da incorporadora. O SetLife é um condomínio sob o qual não existem dúvidas acerca de sua reputação. O condomínio clube completo foi lançado pela Setpar, uma empresa com mais de 20 anos de experiência no setor imobiliário, com mais de 120 empreendimentos em 5 estados do Brasil. Se quiser saber mais, confira os links do empreendimento e da empresa.