Mineiros do Tietê: o que você precisa saber sobre a cidade - Setpar Empreendimentos

Mineiros do Tietê: o que você precisa saber sobre a cidade

28 janeiro 2019

Tempo de Leitura: 3minutos

Localizada no centro-oeste do Estado de São Paulo, a cidade Mineiros do Tietê tem se tornado uma opção turística e também residencial. A qualidade de vida, as opções de comércio, lazer e suas raízes históricas muito presentes fazem com que qualquer pessoa que conheça Mineiros do Tietê se apaixone à primeira vista.

Distante apenas 18 km da popular cidade de Jaú e a 9 km a Sul-Oeste de Dois Córregos, que é considerada a maior cidade nos arredores, Mineiros do Tietê se destaca também pela proximidade com outros municípios, o que garante mais opções de compras e de passeios.

Por conta do seu crescimento exponente e de novos empreendimentos surgindo, o último censo apontou 12 042 habitantes. A densidade demográfica é de 56,5 habitantes por km² no território do município. O seu PIB per capita é de R$ 12835,54.

História

Banhada pelo Ribeirão São João e Córrego do Pascoal, o povoamento da região iniciou em meados do século XIX, com a migração de famílias vindas de Minas Gerais.

Em janeiro de 1891, foi criado o Distrito de Paz, no Município de Dois Córregos. Em 29 de agosto de 1898, pela Lei Estadual nº 581, foi elevado à categoria de município com o nome de Mineiros, elegendo administradores municipais, intendente (prefeito) e câmara de vereadores. Teve a denominação alterada para Mineiros do Tietê (o rio do mesmo nome banha o sul de seu território), em 1944.

Lazer

Um dos atrativos turísticos mais conhecidos na cidade é o Salto D. Pedro II. Um parque ecológico com cerca de 10 metros de altura, localizado no Ribeirão São João, em área urbana.

Outro grande atrativo é a Represa do Rio Tietê. Formada pela Hidrelétrica de Barra Bonita no Rio Tietê, forma um grande lago que atinge aproximadamente 7 km de largura. Está localizada na área rural, a 15 km da cidade. Esse local é bastante frequentado pelos turistas e também pelos moradores para a realização da prática da pesca, camping, esportes náuticos, balneário e lazer.

Para os amantes da prática esportiva também é possível aproveitar a Serra do Morro Alto e a Pedra Branca, no “Baixão da Serra” – que faz parte da Serra de Brotas e possui mata nativa fechada, com riachos, cachoeiras, macacos, tucanos, pacas e outros animais selvagens. Há também três grandes morros de pedras e paredões no seu interior, onde se pratica “trilhas” e “enduros” (esporte com motocicletas).

Visitar a Fazenda Imperial também é uma boa opção de lazer, mais voltado para a história da cidade. O casarão de uma fazenda chama a atenção por sua edificação portentosa, notabilizou-se por ter sido palco de um dos mais importantes fatos históricos ocorridos na região. O imóvel hospedou o imperador Dom Pedro II e a imperatriz Tereza Cristina.

A Festa em Louvor a Santo Antônio, realizada todo ano no mês de junho, desde 1904, também atrai muitos visitantes. Comidas típicas, leilão de gado, queimas de fogos e quadrilhas de danças fazem parte da comemoração. A Festa ao padroeiro Santo Antônio de Pádua é a mais importante e antiga do Município.

Estrutura e serviços

A cidade apresenta 96.2% de domicílios com esgotamento sanitário adequado, 94% de domicílios urbanos em vias públicas com arborização e 17.2% de domicílios urbanos em vias públicas com urbanização adequada.

Quanto à educação, existem 3 escolas municipais em atividade, sendo a taxa de escolarização no município de 6 a 14 anos de idade, de 98,3 %. Em relação à saúde, há um Centro de Saúde, um Hospital Especial e um Pronto Socorro Municipal.

Por conta da tranquilidade da cidade e pela estrutura oferecida, morar em Mineiros do Tietê é uma ótima opção. Conheça nosso empreendimento no município: o Residencial Botânico.

Quer conhecer outras cidades para viver bem? Acesse o nosso blog e confira outros conteúdos sobre cidades para morar em todo o Brasil.