Motivos para se viver na cidade de Cedral-SP - Setpar Empreendimentos

Motivos para se viver na cidade de Cedral-SP

14 janeiro 2019

Tempo de Leitura: 2minutos

Algumas cidades brasileiras são tão lindas e encantadoras que conseguem se destacar não só no plano nacional, mas também internacional. É o caso da cidade de Cedral, município do estado de São Paulo e local onde nasceu o cantor e compositor Antônio Carlos Senefonte, mais conhecido como Kid Vinil.

Gostaria de conhecer melhor Cedral e alguns motivos pelos quais deveria viver nela? Então continue a leitura.

História

Não se sabe ao certo quando o primeiro morador de Cedral chegou à cidade. No entanto, segundo alguns habitantes da região, a família de Felício Bottino, por volta dos anos de 1900, foi uma das primeiras a chegar. Acreditam tanto nisso que construíram um museu no local com o nome dessa figura, que tem a missão de guardar as memórias da cidade.

O nome do município não foi escolhido à toa. Dizem os historiadores que o lugar recebeu o nome “Cedral” devido às imponentes árvores de cedro que podemos encontrar na região. Na verdade, a lenda é que os moradores encontravam muita dificuldade para derrubá-las. Por isso, resolveram batizar tal lugar com esse nome.

Graças aos investimentos feitos no local, Cedral cresceu rapidamente. Alguns deles foram: a criação de estrada de ferro, criação da agência dos Correios e criação de espaços de lazer. Atualmente, a cidade é uma das mais desenvolvidas economicamente da região.

Motivos para investir em Cedral

Como descrito, atualmente, Cedral é reconhecida como uma cidade desenvolvida, capaz de garantir aos seus moradores uma boa qualidade de vida e acesso ao mais diversos serviços (saúde, educação e lazer). Conheça alguns motivos para investir nessa cidade:

Índice de desenvolvimento humano alto

De acordo com dados do IBGE de 2015, Cedral é uma das melhores cidades de São Paulo para se viver, pois oferece um IDH de 0,803. É uma média considerada alta para a maioria dos municípios brasileiros – saliente-se que 1,000 é a pontuação de IDH máxima.

Boa taxa de escolaridade

A cidade possui uma taxa de alfabetização que se aproxima de 98,7%, indicador que aponta que a maioria dos moradores de Cedral possui uma boa formação, capaz de garantir a eles acesso aos bens culturais do local.

Mais que isso. Quando a sociedade é bem alfabetizada, ela pode lutar pelos seus direitos e transformar o local em um bom lugar para se viver.

Economia em desenvolvimento

Na microrregião em que está situada, Cedral ocupa, segundo o ranking de economias locais desenvolvido pelo IBGE, a 15º posição — de 29 municípios, tendo uma renda per capita de R$ 30.766,24, o que faz dela uma economia com alto potencial de desenvolvimento.

Boa infraestrutura

Além desses indicadores, a cidade possui uma boa infraestrutura, como saneamento básico, sendo 95,3% do local saneado. Fora isso, conta com espaços de lazer, como parques, praças e shopping, que podem ser encontrados nas proximidades da cidade, principalmente em São José do Rio Preto.

Cedral não encanta somente pela sua história, mas também pelos seus indicadores e infraestrutura. É um ótimo local para quem busca paz, tranquilidade e uma boa qualidade de vida.

Quer saber mais sobre outras cidades para morar? Entre em nosso site e confira as demais publicações do nosso blog!