Motivos para se viver em Engenheiro Schmitt - Setpar Empreendimentos

Motivos para se viver em Engenheiro Schmitt

5 agosto 2021

Tempo de Leitura: 3minutos

Localizado no estado de São Paulo, o distrito de Schmitt, pertencente ao município de São José do Rio Preto, é um encanto. Não apenas porque é conhecido como a capital dos doces, mas também pela história e infraestrutura que possui.

Ficou curioso para saber mais a respeito dessa cidade que pode garantir a você e à sua família paz, tranquilidade e um jeitinho diferente de viver? Então continue a leitura deste artigo e conheça não só isso, mas também alguns motivos pelos quais se deve investir em Schmitt!

História: a cidade dos doces

Schmitt entrou na história de São Paulo e do Brasil como a capital dos doces. A forma como ela passou a ser vista como tal é interessante. Segundo historiadores, antes de ser vista como a capital dos doces, ela recebeu ao longo do tempo, agricultores, viajantes, entre outros grupos que se valiam de sua terra para criar roças de subsistência. Isso aconteceu por volta do ano de 1885.

Foi somente em 1972 que o distrito ganhou o título de “a capital do doce artesanal”, com a chegada de dona Noêmia Signorini Foresto. De acordo com estudiosos, Noêmia gostava de colher frutos de seu quintal para produzir doces, até que, certo dia, em um evento da igreja, apresentou suas iguarias à comunidade local.

O resultado não foi outro: sucesso na certa. Tanto que hoje os doces de Schmitt são exportados para diversos estados do Brasil e países do mundo.

Portanto, se deseja sentir o cheirinho de doce percorrendo nas ruas, Schmitt é o lugar certo para se viver. Um sonho, não é mesmo?

Arquitetura europeia

Outro diferencial de Schmitt é a sua arquitetura, que mescla a tradição brasileira e a europeia. Isso se deu, entre outros fatores, em razão da influência do engenheiro alemão Karl Ebenhardt Jacob Schmitt, que foi, segundo os historiadores, o responsável pela implantação dos trilhos da estrada de ferro Araraquarense, entre 1907 e 1912.

Mas não é somente na estação de trem que podemos observar elementos da cultura europeia. Alguns modelos de casas e prédios contemplam esses diferenciais, tornando o local ainda mais incrível e singular.

Isso sem deixar de mencionar os sítios, fazendas, cinema, barracões, igrejas, entre outros locais que foram construídos nos séculos XIX e XX, no pós-guerra.

Roteiro de fé

Não bastasse ser conhecida como a capital do doce artesanal, Schmitt também se destaca quando o assunto é fé e religião. Isso porque abriga lindas e imponentes igrejas católicas e possui, em seu calendário, festas religiosas que chamam a atenção de milhares de pessoas. Um exemplo nesse sentido é a festa junina, que recebe cerca de 1500 pessoas em um único dia.

Assim, caso seja o tipo de pessoa que adora lugares com tradições religiosas fortes, Schmitt é o destino ideal para você.

Schmitt é uma comunidade perfeita para se viver, não apenas por apresentar características singulares, como fábricas de doces e casarões que datam do século XIX e XX, mas também por oferecer uma boa infraestrutura, com escolas, museus, saneamento básico, hospitais, creches e uma economia em pleno vapor.

Gostou deste conteúdo e deseja saber mais? Acesse então agora mesmo todo conteúdo de cidades para morar nosso blog! Nele, você pode encontrar artigos sobre este e outros assuntos que vão enriquecer ainda mais os seus conhecimentos e lhe ajudar a tomar decisões certas.

Valorização de Schmitt: Construa seu sonho

Olha, é necessário analisar e pensar bastante antes de tomar decisões importantes, como escolher o lugar onde morar ou investir. Portanto, se você está na hora de tomar alguma decisão desse tipo, a Setpar pode te ajudar com conteúdos completos.

Além do mais, conheça o SetJardim Engenheiro Schmitt, o bairro planejado perfeito para quem busca valorização e moradia privilegiada.