Para que serve o muro de arrimo? Quando devo usá-lo? - Setpar Empreendimentos

Para que serve o muro de arrimo? Quando devo usá-lo?

1 agosto 2019

Desde que construímos as primeiras casas, tomamos esses espaços como nossa propriedade, desenvolvendo maneiras de proteger e cercar o local. A alvenaria evoluiu, e hoje possuímos várias opções de construção que se encaixam em nossas necessidades. O muro de arrimo é um ótimo exemplo disso.

Os muros de arrimo são construções mais fortes, capazes de conter forças como barrancos e equilibrar a pressão de um terreno. É uma técnica que pensa na estabilidade que o muro pode proporcionar. Também conhecido como muro de contenção, sendo uma ferramenta de segurança em terrenos com inclinações.

Neste artigo, saiba mais sobre os muros de arrimo, para que servem e quando é preciso recorrer a eles.

Qual a finalidade do muro de arrimo?

O que torna esse tipo de muro diferente é a sua finalidade, sendo normalmente usado para contenção em locais que possuem diferentes níveis. Em casas construídas próximas a morros, por exemplo, o muro serve para trazer estabilidade para o local e impedir que haja um deslizamento e a terra desça.

Isso porque, quando há chuva nessas regiões de desnível há um acúmulo de água. Portanto, o peso pode aumentar e provocar um desabamento. Em barrancos, por exemplo, os muros oferecem um sistema que drena a água existente para que a pressão seja estabilizada e assim mantenha a contenção.

Que momento esse tipo de muro é mais adequado?

Nos lugares em que serão construídas essas barreiras, normalmente são terrenos naturais que foram nivelados para edificação de casas e prédios, e por isso apresentam terras mais altas. Essas terras precisam de algo que impeça o seu deslocamento. Nesse contexto, entram os muros de arrimo, que desempenha a função de suportar a terra.

Como é feito?

Há uma variedade de formas e de materiais para construção. Podem ser de concreto, cerâmica ou mesmo com estrutura metálica, além de pedras, solo-cimento (areia e cimento juntos) e gabiões de pedra. Quanto à sua forma, pode ser inclinado, em patamar ou aliado à vegetação.

O profissional deve avaliar o lugar e fazer alguns cálculos considerando a carga gerada pela água acumulada. Isso gera uma margem de segurança e ajuda a garantir a eficácia do construto. Um sistema de drenagem deve estar incluído no muro, para que libere água sempre que necessário, seja na parte frontal ou deslocando o líquido para as laterais.

Para que não entre terra nesse sistema de drenagem, os profissionais costumam usar uma cama de brita para ficar entre o muro e a terra. O entupimento desses canais pode provocar instabilidade e prejudicar o muro. Há várias técnicas diferentes, que serão selecionadas de acordo com as necessidades do terreno e gastos envolvidos.

Viu como o muro de arrimo é útil? A sua funcionalidade vai muito além de produzir uma delimitação, pois protege as edificações de desabamento e por consequência, torna esses locais seguros para vivermos. Por conta de serem importantes e calculados de forma específica ao local de construção, não abra mão do auxílio de um profissional de engenharia ou arquitetura para esse tipo de serviço.

Quer saber mais? Então descubra como identificar o terreno ideal para você!